terça-feira, 21 de junho de 2011

Quadribol...

Quadribol  é, na série de livros Harry Potter, da escritora inglesa J. K. Rowling, o esporte mais popular dentre os bruxos.


O Campo

O campo onde o jogo ocorre tem formato oval, com 152 metros de comprimento por 55 de largura e uma área circular de aproximadamente 60 centímetros de diâmetro ao centro, de onde as bolas são lançadas. O campo ainda possui, de cada lado, duas "pequenas áreas" onde se encontram três balizas ou aros, cada uma com 15 metros de altura, em frente às quais se posiciona o goleiro (keeper) para defender os aros da goles, lançada pelos artilheiros (chasers) da outra equipe.


Bolas

O quadribol possui três diferentes tipos de bolas: uma goles (quaffle), dois balaços (bludgers) e um pomo de ouro (golden snitch).

Os jogadores

Os sete jogadores do time ocupam quatro posições dentro do jogo: três artilheiros (chasers), dois batedores (beaters), um apanhador (seeker) e um goleiro (keeper).

Manobras

manobra de Ploy é uma manobra realizada por dois artilheiros para diminuir as defesas adversárias, colocando um ou mais artilheiros fora da jogada por alguns instantes. Um artilheiro, de posse da goles, penetra na defesa adversária e sobe, com o intento de atrair um ou mais adversários a segui-lo; então, ele larga ou atira a goles para um companheiro voando mais abaixo, que vai ter um adversário a menos com que se preocupar por um tempo. Foi mencionada pela primeira vez em Harry Potter e o Cálice de Fogo, durante a Copa Mundial de Quadribol. A "vítima" foi a artilheira búlgara Ivanova.
finta de Wronski é o movimento mais perigoso e, consequentemente, um dos mais famosos do quadribol. Consiste em um dos apanhadores voar mais alto e mergulhar, de forma a atrair a atenção do outro apanhador, que acha que o adversário viu o pomo de ouro. O objetivo é fazer o apanhador-alvo seguir o realizador da finta, até que o realizador se desvia do chão, surpreendendo o alvo, que colide com o solo.
rebate duplo é um movimento em que dois batedores rebatem um balaço ao mesmo tempo, imprimindo-lhe uma força capaz de deixar um adversário desacordado.


Vassouras

Ao longo da série são mencionadas seis diferentes marcas de vassoura: Nimbus, Silver Arrows, Shoting Star, Comet, Cleansweep e Firebolt.

Copa Mundial de Quadribol

Copa Mundial de Quadribol (Taça Mundial de Quadribol, na versão portuguesa) é o torneio mais importante de quadribol. É disputado pelas seleções nacionais de diferentes países.
No quarto livro da série, Harry Potter e seus amigos assistem à final de uma das edições desse campeonato. A equipe da Irlanda vence a partida, mesmo com o apanhador da Bulgária, Viktor Krum, marcando 150 pontos ao apanhar o pomo-de-ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário